terça-feira, 15 de agosto de 2017

Taxonomia



Taxonomia

o que é:

Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias.
Na biologia, a taxonomia é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si.

A idéia de padronizar os seres vivos surgiu de Carl Von Linné. Linné foi o inventor da atual classificação dos seres vivos em diferentes grupos, de acordo com as suas semelhanças genéticas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero Espécie.
O grau de parentesco entre os seres vivos vai aumentando de acordo com a aproximação que possuem a partir do grupo “Reino” até a “Espécie”.
Resultado de imagem para lineuCarl Von Linné (1707 – 1778) definiu algumas regras para que seja feita a classificação biológica, por exemplo, como o uso do latim como língua oficial para escrever as classificações, por ser uma língua morta e não sofrer modificações.
Lineu era bastante religioso e sua proposta buscava reproduzir o que ele acreditava ser a ordem divina da criação dos seres vivos. Classificou uma enorme variedade de seres vivos e, por isso, é considerado por muitos o “pai” da taxonomia moderna.

Lineu acreditava que os seres vivos haviam sido criados por Deus e, portanto, que as espécies não mudavam ao longo do tempo. A partir da teoria de Darwin sobre a seleção natural, como veremos no próximo capítulo, um novo critério para classificação teve de ser adotado, para que fossem consideradas as relações de parentesco evolutivo das espécies. Esse critério deveria, portanto, considerar que as espécies se transformam ao longo do tempo.

Nomeclatura:

O nome deve ser formado pelo Gênero e a Espécie a que pertence o ser vivo. Caso existam animais da mesma espécie, mas com características diferentes, são criadas subespécies para ajudar a diferenciá-los.  Ressalta-se que o Gênero deve obrigatoriamente ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e a espécie em minúsculo, mas ambos os termos devem ser grafados em itálico ou sublinhados, de acordo com a regra.
Atualmente, os seres vivos são subdivididos em cinco Reinos que, a partir de então, vão se subdividindo em diferentes categorias, de acordo com a semelhança que possuem entre si.

Classificação:

·         Reino Monera: seres vivos unicelulares e procariontes – bactérias e cianobactérias;
·         Reino Protista: são os protozoários (unicelulares, eucariontes e procariontes) e as algas;
·         Reino Fungi: são os fungos;
·         Reino Plantae ou Metaphyta: são as plantas (eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes);
·         Reino Animalia ou Metazoa: são os animais (eucariontes, pluricelulares e heterótrofos).

Resultado de imagem para taxonomia



Resultado de imagem para taxonomia nome

Os vírus não entram nesta classificação por não serem considerados seres vivos, pois não conseguem se reproduzir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário